sábado, 27 de Abril de 2024  12:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2009

Lutar pelos cinco primeiros lugares


Centro Cultural e Desportivo de Couvelha

O Centro desportivo de Couvelha parte para a nova época, onde irá competir na 2.ª Divisão - Série D, completamente renovado. A primeira grande novidade prende-se com o facto de o clube ser gerido por uma Comissão Administrativa, o que é caso virgem nos 84 anos de existência da colectividade do concelho de Anadia.

A outra, que acaba por ser normal em praticamente todos os clubes em cada início de época, é a forte renovação do plantel com a entrada de onze jogadores e um novo treinador, onde a sua maioria é proveniente do Aguinense, num clube que pretende lutar pelos cinco primeiros lugares.

Sempre os mesmos. A Comissão Administrativa (CA) é constituída por 20 elementos, muitos deles repetentes de outras direcções, casos de Vítor Pinhal e Licínio Santos. O primeiro foi jogador do Couvelha durante 15 anos e já leva 8 como dirigente, sendo esta época o homem forte do futebol.

Quem já passou pelo clube sempre se vangloriou de haver alguém que pegasse no clube, praticamente nunca houve crises directivas, o Couvelha era um clube sui-generis, porque os elementos, por vezes sem conhecimento de causa, eram nomeados e aceitavam os respectivos cargos. Isso voltou a acontecer, mas não na sua totalidade. "Os princípios que sempre nortearam o Couvelha foram ter uma direcção. A CA avançou para que o clube não chegasse ao fim, não havia ninguém que quisesse pegar no clube. Foram nomeados 6/7 elementos para formar uma direcção, mas não houve ninguém com a intenção de liderar. O problema foi-se arrastando e resolvemos arranjar um grupo de amigos para que o clube não fechasse as portas", confessou-nos Vítor Pinhal.

O dirigente, num tom de lamento, diria que "o Couvelha merece mais apoio das suas gentes, são quase sempre os mesmos a trabalhar, é a única colectividade desportiva".

Os 20 elementos assumiram os destinos do clube por um período de dois anos. Vítor Pinhal comentou que "para o ano, como a CA é rotativa, poderão mudar os cargos e com objectivos mais aliciantes. Uma das nossas apostas é tentar preparar a época mais cedo, de forma a formar um plantel com outros objectivos, diferente do desta época. Esta época pretendemos lutar pelos cinco primeiros lugares".

O dirigente referiu que, apesar da CA ter pegado no clube bastante tarde, decidiu contactar o mesmo treinador Luís Pedro Bandarra: "Após o nosso contacto ele sentiu-se sensibilizado pelo convite mas, após saber da situação do clube, não aceitou. Decidimos avançar para o Amadeu Ferreira, que aceitou de pronto o nosso convite e, em conjunto, conseguimos construir um grupo de trabalho que nos dá garantias de uma boa época."

No capítulo das infra-estruturas, a CA está a trabalhar no sentido de melhorar a iluminação do campo, estando ainda a ponderar num futuro próximo remodelação (rebaixamento) do piso do campo de jogos e alterar toda a estética do campo e todas as infra-estruturas envolventes.

Com um orçamento de 25 mil euros, o clube conta com os apoios da Câmara Municipal de Anadia, Junta de Freguesia de S. Lourenço do Bairro, entidades que sempre se mostraram disponíveis para todas as obras e outro tipo de apoios que o clube precisa, sede do Centro Cultural, patrocinador oficial (Socértima), outros patrocinadores, sócios, amigos do clube, bar do campo e receitas dos jogos.

Projecto de dois anos. Depois de três épocas no Aguinense, onde já tinha decidido que não iria continuar, Amadeu Ferreira aceitou o convite que lhe foi endereçado por Vítor Pinhal e Licínio Santos.

O novo treinador do Couvelha foi peremptório sobre os objectivos: "Nada me foi exigido. O projecto é de dois anos, mas no futebol tudo é aleatório, os resultados é que ditam por vezes a permanência dos treinadores ou não. Vamos pensar jogo a jogo. Há matéria-prima para se fazer um bom campeonato, sempre com a possibilidade de retocar o plantel a qualquer momento. Prefiro um plantel curto, mas com qualidade do que ter muitos jogadores e não ter qualidade".

Do Aguinense vieram muitos jogadores, mas como muitos devem pensar, não vieram pela mão do treinador: "Apenas fiz um convite a um jogador que sabia que eu não ficava no Aguinense. Os outros (5) vieram por acréscimo, quiseram vir comigo. Às vezes, para um treinador, isso é prejudicial, pois quem cá estava há sempre a tendência de que foi o treinador que os trouxe, que têm prioridade. Nada disso. Para mim são todos iguais, partem todos da estaca zero e quem trabalhar é que merece o lugar."

Sobre os novos moldes do campeonato, Amadeu Ferreira diz que haverá muito derbies e isso será bom para as receitas dos clubes, mas por outro lado vai perder qualidade.

?

Plantel

Guarda-redes:Hélder e Paulo (ex-Bustos).

Defesas:João Barros, Gonçalo, Cristophe, Barata, Micolli, Veiga, Ramalheira e Miguel Sécio (três últimos ex-Aguinense).

Médios:Luís Pessoa, Sardas, Bruno Leal (ex-Luso), Ricardo Mendes e Ricardo (ambos ex-Aguinense), Luís Carlos e Mané (ambos ex-juniores do Anadia) e Fail (regresso).

Avançados:Petróleo, Parrana e Luciano (ex-Aguinense).

Treinador:Amadeu Ferreira.

Manuel Zappa

zappa@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®